A peça musical de uma história real

Faz um destes dias 26 anos que vivi uma experiência que mudou a forma como observo o aquilo que me rodeia. Decorria o ano de 1995, e a guerra da Bósnia estava no auge. Um dia, vi um grupo de crianças que brincavam às escondidas nas ruínas do seu bairro. O jogo das escondidas era das poucas coisas que se atreviam fazer a descoberto, porque havia snipers nas vizinhanças e as crianças eram um alvo a abater como qualquer outro transeunte descuidado que aparecesse na mira da espingarda. Uma das crianças parou de brincar e, reconhecendo-me como um militar estrangeiro, fez-me uma pergunta. Um rapaz mais velho traduziu – “Ele está a perguntar como é a guerra no seu país”.

Aquele comentário de uma criança de cinco anos foi como um soco no estomago … escrevi o episódio no diário de missão, desenhei a cena e revivi a situação vezes sem conta. Agora, passados 26 anos, o episódio do miúdo Bósnio inspirou uma pequena peça musical, em língua Inglesa, onde procuro passar a mensagem de que a Paz é uma coisa muito frágil. 

O cartoon da história

Mais de 1.5 biliões de pessoas vivem atualmente numa zona onde as suas vidas são colocadas de alguma forma em perigo. Estão identificadas pelo menos 50 zonas dessas, Porém, há mais! Locais on de a pobreza extrema, secas e ausência de bens essenciais, doenças descontroladas, crime organizado, luta de gangs, guerra e violência armada, terrorismo, extremismo religioso, regimes autoritários que não respeitam nada nem ninguém, etc. Para todas essas pessoas vai a minha compaixão: Para todos os outros; aqueles que pensam que essas coisas só acontecem lá longe, desenganem-se, …, pode acontecer “aqui e agora”, …, e tudo começa com um discurso.

Publicado por Paulo Gonçalves

Retired Colonel from the Portuguese Air Force

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora