Baltic Air Policing 2007 – Destacamento FAP em Siauliai apoiou orfanato.

No ano de 2007, por razões do fórum sociológico, a pequena cidade de Siauliai tinha mais de uma dezena de orfanatos, alguns dos quais a debaterem-se com sérios problemas de ordem financeira.

Dessa forma, tinha-se tornado quase uma tradição os vários destacamentos da NATO apoiarem essas instituições, ou as crianças que ali eram recolhidas.

O destacamento da Força Aérea Portuguesa na Lituânia, em 2007, quis dar continuidade a essa tradição Aliada. Porém, uma vez que não era uma função oficial, essa iniciativa não seria suportada por verbas do Estado Português. Desta forma, os militares da Força Aérea na Lituânia juntaram-se e tomaram uma decisão unânime: – “Vamos fazer uma festa de Natal para as crianças; pagamos nós do nosso bolso!”

Com o apoio das Relações Públicas da Base de Siauliai,

Tal como numa operação militar, e sempre com o apoio oficioso da Força Aérea Lituana, foi feito uma acção de intelligence sobre os potenciais “alvos”, tendo sido seleccionado um orfanato, com 98 crianças, que ainda não tinha recebido qualquer apoio do pessoal da NATO. No briefing de intel. Ficamos a saber que as crianças ali internadas tinham idades compreendidas entre os quatro e os dezassete anos, e que estavam organizados em oito grandes grupos, denominados de “Famílias”. Cada “família” tinha capacidades e carências próprias.

Com o “alvo” identificado e caracterizado, passou-se à fase de planeamento da acção, com o levantamento de capacidades do nosso Destacamento.

Verificou-se que um dos militares Lusos, tinha como passatempo tocar saxofone, tendo levado consigo para a Lituânia o seu instrumento para praticar nos seus tempos livres. Este militar fez uma selecção de músicas de Natal e ensaiou um pequeno concerto ao vivo para as crianças.

Após levantamento de necessidades práticas do orfanato em questão, os militares portugueses cotizaram-se, conseguindo a soma superior a 1000 Euros para patrocinar o evento. Uma delegação de airmen Luso/lituana deslocou-se a uma grande superfície comercial de Siauliai e foi adquirido o seguinte material:

– 1 Frigorífico combinado com grande capacidade;

– 4 Fornos Micro-ondas;

– Sumos e biscoitos em quantidade, para um lanche de cerca de 70 crianças;

– 98 Pacotes de doces e drops, para distribuição individual;

– 8 Cabazes de Natal, com brinquedos de utilização colectiva. Sendo cada cabaz constituído por:

            – Conjunto de carrinhos miniatura;

            – Uma bola de basquetebol ou de futebol;

            – Material para colorir ou pintar;

            – Um puzzle de grande dimensão;

            – Jogos variados (Xadrez, Damas, Dominó, Glória, etc.);

            – Dardos magnéticos.

A juntar ao cabaz comprado no supermercado, as crianças receberam ainda:

– Autocolantes e pins com o emblema do Destacamento Português;

– Cópias de um kit em papel para construir um F16Português (3D), de modo a que as crianças os pudessem interagir na “festa” com o pessoal da FAP que iria participar no evento.

No dia 07 de Dezembro de 2007, pelas 15H00, conforme acordado com o orfanato, após um número significativo de crianças terem regressado das aulas, um grupo de 15 militares do destacamento apareceram na instituição. Cinco foram ter com as crianças e os outros 10 ficaram a tratar das prendas.

 As crianças, que haviam sido reunidas na sala de ginástica pelos educadores, pasmaram ao verem três pilotos e um mecânico da NATO chegarem ao orfanato e começarem a tocar músicas de Natal. Em seguida toda a gente começou a construir aviões F-16 da Força Aérea Portuguesa, sob o olhar vigilante e a ajuda dos militares Lusitanos.

Kit em papel para recortar, construir e pintar um F-16 da FAP
Kit construido e pintado

De repente, o saxofonista, colocou um barrete vermelho do Pai Natal, e reiniciou o concerto com o “Gingle Bells”. Entre gritos de entusiasmo e expressões de espanto, as crianças viram mais 8 militares da Força Aérea Portuguesa, todos usando o barrete vermelho do Pai Natal, entrarem na sala carregados de presentes para lhes oferecer.

Pouco tempo depois, um novo grupo de 3 militares Lusos entrou transportando os aparelhos micro-ondas e o frigorífico. Embora muitas crianças ainda fossem de tenra idade, todos entenderam a grande utilidade que aqueles electrodomésticos constituíam para eles.

Beijos abraços e lágrimas foram as cenas seguintes, com os portugueses a dialogarem perfeitamente (em Português) com as crianças lituanas (em Lituano).

Palavras para quê? A linguagem era universal e cheia de carinho Natalício. Cumpprindo a missão longe dos seus próprios filhos, aqueles militares da Força Aérea Portuguesa aqueceram um pouco mais o Natal de 80 órfãos Lituanos.

Publicado por Paulo Gonçalves

Retired Colonel from the Portuguese Air Force

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora