Acabei de ler o livro “Voando no céu do reino do Monomotapa” (Moçambique), onde o autor (General Vizela Cardoso) reporta a forma como a Força Aérea Portuguesa conduziu a campanha aérea na província moçambicana de Tete, durante a guerra do Ultramar, entre os anos de 1972 e 1974.

O livro é um interessante contributo para a história daquele conflito, com muitos detalhes técnicos sobre a forma como a situação evoluiu, e o modo como a Força Aérea respondeu às suas obrigações institucionais. Nota-se o cuidado do autor em apresentar Lições Aprendidas, de modo a que possam ajudar as futuras gerações de aviadores militares a cumprir as novas missões com sucesso.
O livro está bem escrito, e é generoso em fotografias da época que provam os factos relatados. Porém, devido à tecnicidade dos temas abordados, não é uma leitura fácil para qualquer pessoa menos informada sobre as questões aeronáuticas, e algum jargão militar. É uma leitura interessante para militares, aviadores em geral e historiadores/investigadores da guerra no Ultramar Português.
