Ramadan Mubarak – Tenha um Ramadão Abençoado

No dia 23 ou 24 de Abril de 2020 (dependendo da localização de cada país/território) irá ter inicio o mês islâmico sagrado do Ramadão. Folheando os meus apontamentos das missões de Apoio à Paz na ONU encontrei alguma informação pertinente que gostaria de partilhar com vocês.

O Ramadão é a celebração do mês em que os primeiros versos do Al Corão foram revelados ao Profeta Maomé. A palavra “Ramadão” é origem árabe e a sua raiz (Ar Ramad) significa “seca” ou “calor”.

Alcorão (Al Qur’an)

O Ramadão é celebrado no nono mês do Calendário Lunar, referenciando o aparecimento da “Lua Nova”. Uma vez que o Calendário Lunar é 11 a 12 dias mais curto do que o Calendário Gregoriano (seguido por nós), o Ramadão ocorre sempre 10 a 11 dias mais cedo em cada ano que passa.  

Para os muçulmanos, celebrar o Ramadão significa cumprir o quarto dos cinco pilares do Islão. Os cinco pilares são:

1 – Shahadah – A Declaração de Fé;

2 – Salah – As (5) rezas diárias;

3 – Zakat – A purificação da riqueza, através de dádivas aos pobres (2,5% das poupanças anuais);

4 – Siyan – O jejum durante o mês do Ramadão – Obrigatório para todos os muçulmanos except àqueles que foi atribuído o estatuto de excepção (a saber: crianças; adultos doentes (físico ou mental); adultos que estejam envolvidos em viagens longas; mulheres grávidas, em época pós-parto ou a amamentar);

5 – Hajj – A peregrinação a Meca – obrigatório para todos os muçulmanos (pelo menos uma vez na vida) desde que essa pessoa tenha possibilidade financeira e física para o fazer.

Durante o Ramadão os crentes muçulmanos irão observar rigorosamente as regras desse mês sagrado, as quais incluem a reflexão, a observância das rezas, a prática da caridade, e a abstinência de alimentação entre o nas e o pôr-do-sol. O jejum durante as horas do dia inclui comida de qualquer género, água, fumar e até actividade sexual (uma hora e meia antes do nascer-do-sol e depois do pôr-do-sol).

O Ramadão termina com a celebração do – o Eid-al-Fitr (referido só por Eid) que é um festival de três dias, o qual eventualmente terá restrições este ano devido ao Corona Vírus.

Protocolo/Etiqueta durante o Ramadão

Não beba, fume, masque pastilha elástica em frente a um muçulmano, nem lhes ofereça nenhum dos artigos antes mencionados;

Evite envolver muçulmanos em reuniões de trabalho que incluam uma refeição;

Evite planear trabalho para muçulmanos após as 15:00 horas;

Considere que os muçulmanos poderão estar menos disponíveis para discussões intelectuais, porque poderão estar concentrados em reflexões religiosas;

É natural que os muçulmanos se sintam esgotados e enfraquecidos durante o dia no mês do Ramadão, devido ao jejum;

É comum os muçulmanos gozarem uma semana de férias no fim do Ramadão.

Caso convidado para participar no Eid (e a situação – Corona Vírus o permitir – tente aceitar porque pode ser mal interpretado se declinar o convite.

Na época do Eid, é natural que o tráfego rodoviário e aéreo aumente consideravelmente nos países muçulmanos.

Saúde as pessoas com a frase – “Ramadan Mubarak” (tenha uma Ramadão abençoado).

Publicado por Paulo Gonçalves

Retired Colonel from the Portuguese Air Force

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora