Alguém me disse um dia, que os povos dos Balcãs haveriam de estar sempre em conflito, porque tinham mais História do que podiam aguentar.
– “Vocês, os Portugueses, nunca irão entender isto; … sois o resultado cultural de “uma única tribo num só território”. Aqui as coisas são diferentes, existem várias tribos dentro do mesmo território, e em simultâneo territórios diferentes, e separados, contendo a mesma tribo. Nos Balcãs haverá sempre uma razão para alguém argumentar antecedentes historicos de agressão de uma outra tribo, … é só uma questão de recuar mais um bocado no tempo, e passa a haver uma justificação para um ato de retaliação de uma das partes”.
Cumpre-se este ano o 25º Aniversário das assinaturas dos Acordos de Dayton, que trouxeram a Paz àqueles territórios. As crianças que nasceram depois dessa guerra fratricida estão agora a sair das Universidades para cargos juniores de liderança no País. Um País que saiu de uma guerra por imposição externa, como o problema mal resolvido pelas partes em conflito. Esperemos que a “desblobalização” estimulada pelo COVID 19 não traga novos problemas para dentro da Bósnia Herzegovina.





