Guerra e Paz conforme as eleições Norte Americanas

Surgiram esta semana vários comunicados informando que os Estados Unidos teriam encetado conversações com a liderança Taliban para o fim do conflito no Afeganistão. Não deverá ser novidade para ninguém, uma vez que estamos (2020) em ano de eleição Presidencial nos Estados Unidos. Efectivamente, a resolução de problemas além-fronteiras tem sido (e ainda bem que assim é) temática de campanha eleitoral Americana desde… sempre.

Como é sabido (ou talvez não) os americanos têm um sistema complexo de eleições, onde o Presidente pode “medir o pulso” da sua reeleição através dos resultados das eleições intercalares (Senado e Congresso) que ocorrem a meio do seu mandato (daí chamarem-se “Mid-Term Elections”).

As iniciativas de Guerra e Paz americanas, decididas “lá dentro” para acontecerem “lá longe” à maneira “pentagonista”, geralmente coincidem com as datas eleitorais USA. É uma espécie de Diplomacia Internacional para consumo eleitoral interno.

No caso específico Afegão, que já assistiu a muitas retracções de forças estrangeiras, resta saber que tipo de presença o “tio Sam” irá manter no País, porque a retirada pura e simples é algo que já foi feito várias vezes; e continua a haver forças internacionais no terreno.

Yet another (political) exit plan … like many other the Afghans have seen before.

Senão vejamos (só as mais importantes nas últimas 3 décadas):

2020 – Ano de eleições Presidenciais – Nova ronda de negociações USA/Taliban/Afeganistão, para acordos de paz e potencial retirada de forças USA do Afeganistão.

2018 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Diplomatas USA têm encontros com a liderança Taliban para preparar o fim do conflito no Afeganistão.

2016 – Ano de eleições Presidenciais – Proposta USA/Rússia para a paz na Síria.

2014 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Extinção da ISAF (Afeganistão) com retirada massiva de tropas. Guerra contra o Estado Islâmico no Iraque e Síria. Guerra Civil da Líbia.

2012 – Ano de eleições Presidenciais – Aumento exponencial de forças USA no Afeganistão para acabar com o conflito.

2010 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Nova ronda de negociações de paz Israelo-palestinianas patrocinadas pelos Estados Unidos. Negociações sigilosas USA/Taliban para o fim do conflito Afegão.

2008 – Ano de eleições Presidenciais – Negociações de paz Israelo-palestinianas patrocinadas pelos Estados Unidos.

2006 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Os Estados Unidos envolvem-se mais na guerra interna Iraquiana; assim como no apoio a Israel na guerra Israelo-palestiniana e na Guerra Civil Somali.

2004 – Ano de eleições Presidenciais – A Reunião magna da NATO anuncia o fim da SFOR (Bósnia) com a retirada de forças USA.

2002 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Senado Norte Americano aprova a resolução para o uso da força militar contra Saddam Hussain (Iraque). Início da Força Internacional liderada pelos Estados Unidos (ISAF) no Afeganistão.

2000 – Ano de eleições Presidenciais – Tentativa (falhada) de Acordos de Camp David Israel-Palestina, promovido pelos USA.

1998 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Acordos de paz US/Israel/Palestina para Faixa de Gaza.

1996 – Ano de eleições Presidenciais – Entrada em vigor dos Acordos de Dayton, promovidos pelos USA, para o fim da Guerra na Bósnia e começo das operações NATO (IFOR) na Bósnia-Herzegovina.

1994 – Ano de eleições intercalares (Congresso e Senado) – Acordos de paz Israel-Jordânia promovidos pelos USA.

1992 – Ano de eleições Presidenciais – Estados Unidos fortemente envolvidos na resolução dos conflitos da ex-Jugoslávia.

Pode parecer uma postura cínica … se calhar até é … mas ainda bem que assim é! Porque, se não for assim não há resolução de conflitos. Quer queiramos que não, actualmente, os Estados Unidos são a potencia hegemónica com capacidade de travar as guerras que os outros começaram.

Publicado por Paulo Gonçalves

Retired Colonel from the Portuguese Air Force

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora